Ajuda Humanitária
Visto U
O status U de não imigrante (visto U) é reservado para vítimas de certos crimes que sofreram abusos mentais ou físicos e são úteis para autoridades policiais ou governamentais na investigação ou repressão de atividades criminosas. O Congresso criou o visto U de não imigrante com a aprovação da Lei de Proteção às Vítimas de Tráfico e Violência (incluindo a Lei de Proteção às Mulheres Imigrantes Agredidas) em outubro de 2000. A legislação pretendia fortalecer a capacidade das agências de aplicação da lei de investigar e processar casos de violência doméstica. violência, agressão sexual, tráfico de estrangeiros e outros crimes, protegendo ao mesmo tempo as vítimas de crimes que sofreram abusos físicos ou mentais substanciais devido ao crime e estão dispostas a ajudar as autoridades responsáveis pela aplicação da lei na investigação ou repressão da actividade criminosa. A legislação também ajuda as agências de aplicação da lei a servir melhor as vítimas de crimes.
Você pode ser elegível para um visto U de não imigrante se:
- Você é vítima de atividade criminosa qualificada.
- Você sofreu abuso físico ou mental substancial como resultado de ter sido vítima de atividade criminosa.
- Você foi útil, é útil ou provavelmente será útil para as autoridades policiais na investigação ou no processo do crime.
- O crime ocorreu nos Estados Unidos ou violou as leis dos EUA.
- Você é admissível nos Estados Unidos. Se você não for admissível, poderá solicitar uma isenção discricionária.
Visto T
Em outubro de 2000, o Congresso criou o status “T” de não imigrante ao aprovar a Lei de Proteção às Vítimas de Tráfico e Violência (VTVPA). A legislação reforça a capacidade das agências responsáveis pela aplicação da lei para investigar e processar o tráfico de seres humanos, e também oferecer proteção às vítimas.
O tráfico de seres humanos, também conhecido como tráfico de pessoas, é uma forma de escravatura moderna em que os traficantes atraem indivíduos com falsas promessas de emprego e de uma vida melhor. Os traficantes muitas vezes aproveitam-se de indivíduos pobres e desempregados que não têm acesso a serviços sociais. O Status T de Não Imigrante (visto T) é reservado para aqueles que são ou foram vítimas de tráfico de pessoas, protege as vítimas de tráfico de pessoas e permite que as vítimas permaneçam nos Estados Unidos para ajudar em uma investigação ou processo de tráfico de pessoas.
Você pode ser elegível para um visto T se:
- São ou foram vítimas de tráfico, nos termos da lei;
- Estejam nos Estados Unidos ou em um porto de entrada devido ao tráfico;
- Cumprir qualquer pedido razoável de uma agência de aplicação da lei para assistência na investigação ou acusação de tráfico de seres humanos;
- Demonstre que você sofreria dificuldades extremas, envolvendo danos incomuns e graves, se fosse removido dos Estados Unidos; e
- São admissíveis nos Estados Unidos. Se não for admissível, você poderá solicitar uma renúncia discricionária.
VAWA – Lei de Violência Contra a Mulher
Como cônjuge, filho ou pai espancado, você pode registrar uma petição de visto de imigrante de acordo com a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), conforme alterada pela Lei de Violência Contra a Mulher (VAWA).
As disposições da VAWA no INA permitem que certos cônjuges, filhos e pais de cidadãos dos EUA, residentes permanentes legais, apresentem uma petição para si próprios, sem o conhecimento do agressor. Isto permite que as vítimas procurem segurança e independência do seu agressor, que não é notificado sobre o pedido.
As disposições da VAWA, que se aplicam igualmente a mulheres e homens.
Asilo
Todos os anos, os refugiados chegam aos Estados Unidos em busca de proteção porque sofreram perseguição ou temem sofrer perseguição devido a características que não conseguem mudar, como:
- Corrida
- Religião
- Nacionalidade
- Pertencimento a um determinado grupo social
- Opinião política
O asilo permite que estes refugiados, cujos países de origem não são capazes ou não querem proteger os seus próprios cidadãos, procurem e obtenham protecção e segurança nos Estados Unidos.
TPS – Status de proteção temporária
O Secretário de Segurança Interna pode designar um país estrangeiro para TPS devido a condições no país que impeçam temporariamente os nacionais do país de regressar com segurança, ou em certas circunstâncias, quando o país não for capaz de lidar com o regresso dos seus nacionais de forma adequada. O USCIS pode conceder TPS a cidadãos elegíveis de determinados países (ou partes de países) que já estejam nos Estados Unidos. Indivíduos elegíveis sem nacionalidade que residiram pela última vez no país designado também podem receber o TPS.
O Secretário pode designar um país para TPS devido às seguintes condições temporárias no país:
- Conflito armado em curso (como guerra civil)
- Um desastre ambiental (como terremoto ou furacão) ou uma epidemia
- Outras condições extraordinárias e temporárias
O TPS é um benefício temporário que não confere o status de residente permanente legal nem confere qualquer outro status de imigração. No entanto, o registo no TPS não o impede de:
- Solicitando o status de não imigrante
- Pedido de ajuste de status com base em uma petição de imigrante
- Solicitar qualquer outro benefício ou proteção de imigração para o qual você possa ser elegível
RENOVAÇÃO DACA – Ação Diferida para Chegadas Infantis
Você pode solicitar uma renovação do seu DACA se:
- Você não partiu dos Estados Unidos em ou após 15 de agosto de 2012, sem liberdade condicional antecipada;
- Ter residido continuamente nos Estados Unidos desde que enviou sua solicitação DACA mais recente que foi aprovada; e
- Não ter sido condenado por um crime, uma contravenção significativa ou três ou mais contravenções, e não representar de outra forma uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública.
Ao abrigo desta directiva, os indivíduos que demonstrem que cumprem determinados critérios serão elegíveis para renovar o seu documento de autorização de trabalho por um período de dois anos.